Apresentação

O IF-SC campus São José é uma instituição de educação superior, básica e profissional, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC), criado pela Lei 11.892/2008, sendo oriundo da transformação da Unidade São José do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina.

O Campus São José, juntamente com os demais Campi do IF-SC, tem por finalidade formar e qualificar profissionais no âmbito da educação tecnológica, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, para os diversos setores da economia, bem como realizar pesquisa aplicada e promover o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade, especialmente de abrangência local e regional, oferecendo mecanismos para a educação continuada.

A Área de Telecomunicações é uma das áreas técnicas estabelecidas no Campus São José, a qual oferece cursos Técnicos de Nível Médio em Telecomunicações desde sua criação em 1988 e Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações desde 2004.

A área de telecomunicações, nas últimas décadas, foi impulsionada pelo surgimento de novas tecnologias, permitindo novas formas de transmissão da informação, mobilidade e o desenvolvimento de novas aplicações. Nestes sistemas destaca-se a tendência de convergência das tecnologias em torno das redes digitais baseadas em comutação de pacotes, com destaque para a arquitetura TCP/IP. Essas novas tecnologias de comunicação são hoje imprescindíveis em todos os campos de atividades econômicas. Como resultado desse processo, a área de telecomunicações tem apresentado forte crescimento nos últimos anos.

No Brasil, a área de telecomunicações apresenta desafios em diversos setores. Ao mesmo tempo em que há necessidade premente de inclusão digital, a qual demandará grandes esforços tanto na área de expansão do acesso aos meios de telecomunicações como na área de educação.

Em Santa Catarina diversas empresas atuam na área de telecomunicações ou em áreas correlatas. São empresas tanto do setor de serviços como de fabricação de bens duráveis. Particularmente, a região metropolitana de Florianópolis concentra boa parte das empresas concessionárias, das indústrias e de pólos de desenvolvimento tecnológico em telecomunicações.

São três as modalidades de cursos oferecidos pelo Campus São José na área de Telecomunicações:

Todos os cursos procuram fornecer aos alunos uma sólida formação de base e com uma formação profissional centrada nas áreas de telefonia, redes de computadores e processamento de sinais.